Nesta terça-feira (16), o Diário Oficial da União divulgou o Edital nº 3/2024 do Concurso Público Nacional Unificado da Justiça Eleitoral, anunciando a alteração na data das provas, agora marcadas para 8 de dezembro de 2024.
A mudança de data estava prevista desde a posse da nova Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o TSE, a alteração visa proporcionar maior segurança aos candidatos e garantir mais tempo para a preparação das provas, além de assegurar o tempo necessário para a apuração dos resultados e a pronta nomeação após a conclusão do certame.
Com a nova data, o prazo para a nomeação dos aprovados também foi ajustado, sendo agora previsto para julho de 2025, um mês após a divulgação do resultado final das provas, programada para junho de 2025. O texto publicado hoje também apresenta algumas adequações no conteúdo programático para alguns cargos. Em junho, o TSE já havia anunciado a ampliação do número de vagas oferecidas no concurso.
As inscrições para o concurso estão abertas até 18 de julho no site do Cebraspe, com a taxa de inscrição fixada em R$ 130 para o cargo de analista judiciário e R$ 85 para o cargo de técnico judiciário. O pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), disponível no site do Cebraspe. Após preencher a ficha de inscrição online, o candidato deve imprimir a GRU Cobrança para pagamento em qualquer banco, casas lotéricas ou agências dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários. Também é possível pagar via Pix utilizando o QR Code fornecido na GRU Cobrança.
As 412 vagas oferecidas no concurso de 2024 serão distribuídas entre os seguintes Tribunais Eleitorais:
Segundo o TSE, até a manhã desta terça-feira, já foram registradas 547 mil inscrições preliminares. Para mais informações sobre os procedimentos de inscrição, confira o edital completo no site do Cebraspe.