O Governo de Pernambuco deu mais um passo importante para fortalecer as forças de segurança do Estado ao divulgar o resultado da primeira etapa do concurso público para a Polícia Militar (PMPE) e o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).
Os candidatos aprovados agora seguem para a segunda etapa, que consiste em um curso de formação profissional.
A governadora Raquel Lyra comemorou o avanço, destacando que faz parte das ações do programa "Juntos pela Segurança", que prevê um investimento de R$ 1 bilhão até 2026 para melhorar a proteção da população pernambucana. "A divulgação dos aprovados é crucial para reforçar as principais forças de segurança do nosso Estado. Agora, vamos capacitar esses homens e mulheres para que estejam nas ruas da capital e do interior o mais rápido possível", ressaltou a governadora.
Na segunda fase do concurso, foram convocados 2.400 candidatos para o cargo de soldado e 150 para o de 2º tenente na PMPE. No CBMPE, 300 candidatos a soldado e 30 a 2º tenente também foram chamados para o curso de formação.
A secretária estadual de Administração, Ana Maraíza, reforçou que o cronograma está sendo seguido conforme o planejado. "Estamos empenhados em garantir que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros sejam fortalecidos com profissionais qualificados, fortalecendo o programa Juntos pela Segurança e beneficiando toda a população", afirmou.
Além do avanço no concurso, Pernambuco celebra uma expressiva redução nos índices de homicídios. Durante uma reunião de monitoramento do programa Juntos pela Segurança, a Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou que o Estado registrou o quarto mês consecutivo de queda nas mortes violentas intencionais (MVI). Em agosto de 2024, houve uma redução de 10,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, com quedas também significativas em julho (-12,6%), junho (-6,7%) e maio (-11,6%) na comparação com os mesmos períodos de 2023.